fbpx
Home / Cartão de Credito / Vítima de fraude no cartão de crédito? O que fazer?

Vítima de fraude no cartão de crédito? O que fazer?

Vítima de fraude no cartão de crédito?Não sabe o que fazer?Um cartão de crédito oferece grande comodidade, no entanto, se a sua informação pessoal for perdida ou roubada, também pode ser uma fonte de interminável agravamento.

Se você foi vítima de tomada de conta e de ver atividades suspeitas ou cobranças não reconhecidas em seu extrato, entre em contato com o emissor do seu cartão.

O número gratuito do emissor do seu cartão também pode ser encontrado no verso do seu cartão de crédito.

Vítima de fraude no cartão de crédito? O que fazer – Como denunciar e proteger-se contra fraudes com cartões de crédito

A maioria dos emissores de cartão entra em contato com o comerciante em seu nome e reverte a (s) cobrança (s), aguardando investigação.

Eles podem pedir que você envie uma declaração de fraude. De acordo com as diretrizes e acordos de rede, você não é responsável por cobranças que você não autorizou.

É importante entender a distinção entre o uso não autorizado de sua conta (controle de conta).

Protegendo sua conta ao ser vítima de fraude no cartão de crédito

  • Online: Ao solicitar um novo cartão ou usá-lo

Segurança – Sempre verifique o ícone de “bloqueio” do navegador, mas entenda que isso significa apenas um canal de comunicação seguro, não necessariamente o site legítimo do emissor do cartão.

  • Software de proteção antivírus

Mantenha um software ativo e atualizado de proteção antivírus. Aproveite o tempo para aprender a usar essas ferramentas.

A maioria pode ser configurada para atualizar e executar automaticamente pelo menos uma vez por semana.

  • Senha para não ser vítima de fraude no cartão de crédito

Nunca compartilhe com ninguém as informações usadas para autenticar suas contas bancárias on-line e de cartão de crédito.

Mantenha sua senha segura – Evite gravar suas informações de senha onde outras pessoas possam encontrá-las, ou em um arquivo no seu computador.

Não use a mesma senha para sites financeiros que você usa para outras contas online.

  • Altere sua senha periodicamente.

Reveja a atividade da sua conta periodicamente – Verifique mensalmente os extratos da conta do seu cartão de crédito relativamente a atividades não autorizadas.

Se você ver uma atividade que não parece familiar, notifique o emissor do cartão de crédito imediatamente.

Acessando sua conta de cartão de crédito on-line – Acesse o site do seu emissor de cartão de crédito digitando o URL na barra de endereço do navegador, em vez de clicar nos links que você pode ver em um e-mail.

  • Offline: vítima de fraude no cartão de crédito e não sabe o que fazerao usar seu cartão

Painel de Assinatura – Sempre assine a parte de trás do seu cartão de crédito em vez de escrever ‘Check ID’ ou ‘SEE ID’.

Sua assinatura significa que você aceitou os termos do seu cartão de crédito, sem os quais seu cartão pode não ser aceito pelos comerciantes.

Informações do cartão de crédito pelo telefone – Não é aconselhável fornecer as informações do seu cartão de crédito pelo telefone, a menos que você tenha iniciado a ligação e confie na parte ou varejista.

  • Recibos

Revise antes de assinar – Sempre adicione seu recibo de cobrança antes de assiná-lo. Desenhe linhas através de áreas em branco. Nunca assine um recibo de cobrança em branco.

Salvar recibos – Recibos são prova de suas compras e transações. Eles são inestimáveis ​​no caso de uma disputa. Não jogue fora seus recibos de débito ou cartão de crédito.

Se você foi vítima de fraude no cartão de crédito e não sabe o que fazerou percebeu atividades suspeitas ou cobranças não reconhecidas em seu extrato, entre em contato com o emissor do seu cartão. Fique atento e seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =