fbpx
Home / Dicas de Empregos / Competências Comportamentais – Saiba quais são

Competências Comportamentais – Saiba quais são

Hoje em dia, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e está difícil de driblar o desemprego e atender às exigências das empresas. Por isso, é interessante saber quais são as competências comportamentais mais valorizadas.

Dessa forma, você poderá se preparar melhor antes da sua próxima entrevista e também conseguirá impressionar o seu empregador e causar uma boa impressão do seu potencial e da sua imagem.

Por isso, se você ainda não conhece as exigências, descubra a seguir quais são essas competências comportamentais e como você pode se adaptar a elas para ter sucesso na sua carreira. Confira!

Quais são as principais competências comportamentais

Conheça quais são as competências comportamentais mais valorizadas hoje no mercado de trabalho atualmente:

  1. Liderança

A capacidade de liderar é a principal competência pela qual as empresas procuram. Afinal, elas precisam de alguém proativo e pronto para suprir a demanda.

Além disso, eles poderão contar com você caso queiram te promover, e saberão que o controle e a administração da empresa estarão seguros em suas mãos.

No entanto, ser um bom líder não envolve apenas dar ordens, mas sim exige disciplina, estratégia, comprometimento e outras habilidades que precisam de preparação, talento, energia e, claro, muita dedicação ao trabalho!

  • Comunicação

A comunicação é outra competência comportamental muito almejada. Afinal, ela demonstra uma das melhores capacidades que um bom profissional deve ter, que é transmitir informações de forma limpa e precisa.

Ter uma boa comunicação significa lidar bem com os colegas, superiores, resolver suas tarefas de forma clara e ter um trabalho eficiente. Tudo isso conta pontos na hora da entrevista, e deve ser mostrado da melhor maneira.

  • Organização

Hoje em dia, é exigido dos profissionais ter que lidar com diversas tarefas, às vezes simultaneamente.

Por isso, tudo o que uma empresa precisa é de um funcionário organizado, que saiba realizar seu trabalho de forma prática e consiga conciliar todas as tarefas pendentes no prazo estipulado.

  • Proatividade

As empresas também preferem os profissionais que saibam seguir em frente por conta própria, e que não esperam por uma ordem para realizarem um trabalho bem feito, mesmo quando sabem que isso demanda mais esforço.

Dessa forma, é preciso ser proativo e tomar frente em projetos, encontrar soluções para eventuais problemas, desenvolver ideias e querer sempre evoluir dentro da empresa.

  • Relacionamento interpessoal

O relacionamento interpessoal também é decisivo para um funcionário dentro da empresa, já que é extremamente necessário saber lidar e conviver com outras pessoas em um ambiente de trabalho, de forma saudável e profissional.

Por isso, essa é uma das principais competências comportamentais procuradas hoje em dia.

  • Criatividade

Essa competência vai depender muito do tipo de emprego, mas ainda assim não deixa de ser uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes.

Isso porque as empresas buscam pessoas com ideias, novidades e capacidade de agregar valor à imagem desse grupo.

  • Flexibilidade

Por fim, as empresas vão querer sempre contratar os profissionais que tenham flexibilidade. Seja com o horário, com o tipo de tarefa executada, dentre outros.

O que importa para os seus empregadores é que você possa se adaptar à empresa, e não o contrário. Por isso, não deixe de se apresentar como uma pessoa flexível.

Portanto, essas são as principais características que uma empresa vai procurar em você na sua próxima entrevista de emprego. Por isso, prepare-se bem e crie uma boa imagem.

Além disso, é importante saber se adaptar e aderir essas competências comportamentais, para mostrar como o seu trabalho pode ser valorizado e que o investimento da empresa em você valerá a pena. Boa sorte!

Veja Também

Come valutare una cultura aziendale

Non importa se si lavora per una piccola impresa o una grande società, la cultura ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 5 =